terça-feira, 30 de setembro de 2008

6ème Biennale do Marronnage Musiques Marronnes

Batuqueiros da Caravana Cultural com o prefeito de Matoury - Guiana Francesa
Coquetel de encerramento da Bienal
(29/09/2008)

domingo, 28 de setembro de 2008

6ème Biennale do Marronnage Musiques Marronnes

Batuqueiros da Caravana Cultural no Mercado de Matoury - Guiana Francesa
(28/09/2008)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

6ème Biennale do Marronnage Musiques Marronnes

Grupo Batuqueiros da Caravana Cultural representa o Brasil em Festival Internacional

Durante a apresentação, o grupo promete agitar o Festival de Cultura Negra de Matoury com ritmos culturais brasileiros, tais como Maracatu Nação de Pernambuco, Maracatu Cearense, Bumba-Boi do Maranhão, Tambor de Crioula e Samba.

Entre os dias 24 e 29 de setembro, acontece na cidade de Matoury, na Guiana Francesa, a sexta edição do Festival de Cultura Negra de Matoury, a 6ème Biennale do Marronnage Musiques Marronnes. A convite da Prefeitura de Matoury, em parceira com a Prefeitura de Fortaleza e do Banco do Nordeste, o Grupo de Percussão Batuqueiros da Caravana Cultural fará duas apresentações no Festival. O Batuqueiros é um dos convidados e o único a representar o Brasil na Bienal. Além do Brasil, outros 25 países também integram a programação.

Com sua formação desde o ano de 2004, o grupo participa ativamente do cenário musical de Fortaleza, evidenciando a cultura popular através de batuques percussivos. Desde sua criação, o Batuqueiros da Caravana é convidado a participar de vários eventos com apresentações de palco e cortejo. O grupo tem o objetivo de difundir a cultura popular brasileira a partir da música, dentre outras linguagens artísticas, tais como dança e teatro.

A apresentação que irá aos palcos do Festival de Cultura Negra de Matoury tem um caráter um pouco diferente do que é mostrado em Fortaleza. Neste festival, o grupo levará além dos ritmos habituais já tocados pelos batuqueiros, um pouco da dança e do teatro que permeia o cenário cultural nordestino. Na apresentação, os Batuqueiros da Caravana Cultural levarão o Coco, o Boi-Bumbá e o Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba, o Ijexá, o Maracatu Nação de Pernambuco e, como não podia de faltar, o Maracatu Cearense.

O grupo Batuqueiros da Caravana Cultural surgiu a partir de uma vontade que o professor de percussão Marcello Santos demonstrava, de difundir a cultura popular brasileira através da percussão. Ele, em parceria com o produtor musical e, hoje, coordenador da Caravana Cultural Jonathan Feijó, toparam o desafio de criar o grupo. Além dos Batuqueiros, a Caravana Cultural também trabalha com outros grupos, como o Tambor das Marias (grupo de Tambor de Crioula), Kapruk (ritmos afro-étnicos com uma roupagem tribal), Grupo Soul Nego (percussão afro), Tambores de Guaramiranga (regional variado), Dona Zefinha (cultura popular com ênfase na dança e no teatro), dentre outros.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Biennale du Marronnage - Festival Culturel / Matoury - Guiana Francesa


Entre os dias 26 e 28 de setembro, a Caravana Cultural irá para a cidade de Matoury, na Guiana Francesa, representar o Brasil na 6a edição do Festival Cultural de Matriz Africana "Marronnage".

São 15 (quinze) batuqueiros na composição do espetáculo, que traz como repertório um misto entre alguns ritmos regionais, como o coco, o maracatu cearense e o de baque virado, além do Tambor de Crioula do Maranhão.


A viagem trará novas experiências para a Caravana Cultural, já que essa é a primeira vez que o grupo de batuqueiros viaja para uma apresentação no exterior. Este intercâmbio trará novos frutos aos nossos batuques.


Para conferir de pertinho toda a programação da 6a edição do Festival Cultural de Matriz Africana "Marronnage", no qual a Caravana Cultural irá participar levando seus tambores, é só clicar no site
http://www.marronnage.com/

domingo, 7 de setembro de 2008



Visita a Mestre Felipe de Sibá (MA), em junho de 2008!

Neste encontro, Mestre Felipe deu uma olhadinha no Tambor das Marias e ficou muito satisfeito com o que a Caravana tem feito em Fortaleza (CE)!
Salve Mestre Felipe de Sibá...

*Três semanas após este encontro, o nosso querido Mestre faleceu.

sábado, 6 de setembro de 2008

AGENDA DE SETEMBRO/2008

Dia: 09.09
Aula-Cortejo
Trajeto: Saindo do Teatro das Marias em direção do Dragão do Mar
Hora: 20h
Traje: LIVRE

DIA 10/09 NÃO HAVERÁ AULA DE TAMBOR DE CRIOULA NO TEATRO DAS MARIAS PORQUE ACONTECERÁ OUTRO EVENTO NA SEDE. AULA TRANSFERIDA PARA A CASA DA MARCELA.

Dia: 14.09
Feijoada d'Ogum
Local: Conjunto Almirante Tamandaré / Messejana (Casa da mãe do Marcello Santos)
Hora: a partir das 10h da manhã!

Dia: 15.09
Aula dos Batuqueiros da Caravana Cultural
Antecipação da aula que seria na semana posterior
Local: Teatro das Marias
Hora: 20h30

Dia: 16.09
(CANCELADO)
Cortejo dos Batuqueiros próximo ao Beach Park
Horário e local a confimar

Dia: 17.09
Aula normal do Tambor de Crioula
Local: Teatro das Marias
Hora: 20h

Dia: 20.09
(CANCELADO)
Cortejo dos Batuqueiros no Encerramento do Festival de Teatro de Guaramiranga
Local: Guaramiranga (CE)
A confirmar horário e pessoas que irão tocar (15 vagas)

Dia: 23.09
Aula normal dos Batuqueiros da Caravana Cultural
Local: Teatro das Marias
Hora: 20h

Dia: 24.09
Viagem da Caravana Cultural à Guiana Francesa
Festival de Cultura Negra Marromnagem - Matoury

NÃO HAVERÁ AULA DO TAMBOR DE CRIOULA NO DIA 24/09, NEM DOS BATUQUEIROS DA CARAVANA NO DIA 30/09 (AULA JÁ COMPENSADA NO DIA 15/09)

Dia: 01/10
Retorno da Caravana Cultural à Fortaleza (CE)
Aula normal do Tambor de Crioula
Local: Teatro das Marias
Hora: 20h