terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa” estréia em Fortaleza nesta sexta (11/02)

Nesta sexta-feira (11/02), a SOS Mata Atlântica inaugura a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, às 18h, no North Shopping Fortaleza. O objetivo é mostrar que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao dia a dia dos brasileiros, e também iniciar a comemoração dos 25 anos da ONG, pioneira nos esforços para a proteção do Bioma mais ameaçado do país. A exposição ficará aberta ao público cearense até 2 de março, funcionando de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 12h às 21h, com atividades gratuitas e para todas as idades. Os visitantes poderão aprender mais sobre a floresta de forma divertida por meio de tecnologias interativas, como iPADs, mesa touch-screen e televisores. Além disso, haverá a participação de organizações e artistas, como a roda de conversa sobre Atividades Socioambientais nas Comunidades, em parceria com a Associação Caatinga e a Fundação Mata Atlântica Cearense; a Oficina de Literatura de Cordel com Rouxinol do Rinaré; a apresentação musical dos Batuqueiros da Caravana Cultural; o lançamento da proposta do Plano Municipal de Mata Atlântica; ações do bike repórter; análise de água do Rio Cocó; dentre outras atividades detalhadas no site da SOS Mata Atlântica. Em um ano, o projeto percorrerá 12 capitais, com o patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, e apoio local dos shopping centers.

Agenda Exposição Shopping | FORTALEZA (CE)

Exposição dos 25 anos da SOS Mata Atlântica

11.fev.2011

18h00 - Abertura Oficial da Exposição

12.fev.2011

14h às 15h30 - Roda de Conversa sobre Atividades Socioambientais nas Comunidades

Participações de Rodrigo Castro (Secretário Executivo da Associação Caatinga), Ednaldo Vieira (Presidente da Fundação Mata Atlântica Cearense), Denise Bemelmans (Coordenadora do Projeto Sua Mata,Sua Casa da SOS Mata Atlântica) e outros convidados.

16h às 17h30 - Oficina de Literatura de Cordel com Rouxinol do Rinaré

15.fev.2011

19h00 - Apresentação Musical com Batuqueiros da Caravana Cultural

Coordenação de Marcello Santos.

18.fev.2011

15h00 - Lançamento da Proposta do Plano Municipal de Mata Atlântica

Presenças de Mario Mantovani (Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica) e do Vereador João Alfredo (PSOL).


sábado, 5 de fevereiro de 2011


BATUQUEIROS DE PLANTÃO!!!

Amanhã (Domingo-06/02) começa o Pré-carnaval da Caravana.. com o Bloco Tambores Carnavalescos!!!

Às 13:30h começa o Ensaio do Afoxé Acabaca, onde todos também são convidados.

Às 16:00h a Caravana começa a batucar os tambores
, seguindo o percusso do cortejo aos redores do Dragão do Mar. Concentração: Mocó Studio - Rua José Avelino, 563 - Praia de Iracema

Contamos com a presença de todos!!!

Lembrando que sairemos nessa festa em cortejo, com o bloco e o ensaio do Afoxé, todos os domingos de Fevereiro 2011 (06, 13, 20 e 27/02).










sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PARABENS AOS BATUQUEIROS DE FEVEREIRO!!!

04 – Virgínia (Batuqueiros, tambor)

11 – Jason (Batuqueiros)

12 – Jhonny Marcelino (Acabaca, Batukerê)

12 – Marcilene Teles (Batukerê)

17 – Ju Morena

20 – Raissa Fontenelle (Batuqueiros, tambor)

26 – Biro (Batuqueiros, tambor, batuewe, samakai)


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Odoyá!!

Hoje, 02 de fevereiro, é uma data especial para adeptos do Candomblé, é dia de Yemanjá.

Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase todos os orixás, é exaltada por negros e brancos, é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional. Casada com Oxalá, é o arquétipo da maternidade.
Iemanjá é geradora da Criatividade. É o Trono feminino da Geração e seu campo de atuação está no amparo à maternidade. É a Mãe da Vida, a água que vivifica.

Os nomes são diversos, mas referem-se à mesma entidade: Yemanjá, Yemaya, Iemoja, Yemoja ou, em português, Iemanjá, nomes dados àquela que é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão “Yèyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são peixes“.

No Brasil, Iemanjá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas. Todo dia 2 de fevereiro, em Salvador, acontece uma das maiores festas do país em homenagem a essa que é considerada a “Rainha do Mar”.

A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde oferendam uma grande diversidade de coisas, como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.

"Afrodite brasileira", Iemanjá é a padroeira dos amores e muito solicitada em casos de desafetos, paixões conflituosas, desejos de vinganças, tudo pode ser conseguido caso ela consinta. Iemanjá exerce fascínio nos homens, sua beleza é o esteriótipo da beleza feminina: Longos cabelos negros, feições delicadas, corpo escultural e muito vaidosa.

Têm poderes sobre todos aqueles que entram em seu domínio, o mar. Venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, pois a vida dessas pessoas estão em suas mãos, segunda a lenda é ela quem decide o destino das pessoas que adentram seu império: enseadas, golfos e baías. Dona de poderes, a tranquilidade do mar ou as tempestades estão sob o seu domínio.

No sincretismo religioso, Iemanja tem identidade correspondente a outros santos, como na igreja católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e a Virgem Maria.

Em cada lugar do Brasil Iemanjá é festejada, mas as datas diferem de um lugar para outro. No Rio de Janeiro seu culto é festejado no dia 31 de Dezembro, junto a passagem de ano, ondes os devotos oferecem oferendas: Velas, espelhos, pentes, flores, sabonetes e perfumes... na esperança de que ela leve todas as tristezas, problemas e aflições para o fundo do mar e traga dias melhores. Na Bahia sua data é comemorada no dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro. Venerada nos Candomblés da Bahia, recebe muitas homenagens e oferendas.

Iemanjá também é conhecida como deusa lunar, rege os ciclos da natureza que estão ligados a água e caracteriza a "Mudança", na qual toda mulher é submetida devido a influência dos ciclos da lua.


Para católicos, hoje é dia santo, dia de Nossa Senhora das Candeias.

A origem da devoção à Senhora das Candeias tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam.


O importante mesmo é que respeitemos a opção religiosa de cada um. E que todos estejamos de braços e corações abertos para receber as bênçãos deste dia, seja você do Candomblé ou não.

Odoyá!


Coordenadores da Caravana Cultural

e moderadores do blog.