domingo, 27 de setembro de 2009

Debates preparatórios para III Conferência Municipal de Cultura

A você que enriquece a cultura popular de nossa linda cidade, não perca a oportunidade de discutir e levantar propostas para ajudar ainda mais na consolidação de nossa cultura!

CARAVANA CULTURAL




Dia 28 de Setembro (terça-feira)

14h00 – Mesa 1

Produção Simbólica e Diversidade Cultural (Produção de Arte e Bens Simbólicos, Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais, Cultura, Educação e Criatividade e Cultura, Comunicação e Democracia)

Fred 04 – É compositor e cantor da banda Mundo Livre S/A, responsável junto a Chico Science pelo movimento Manguebeat.

Fábio de Castro – professor da Universidade Federal do Pará onde ministra as disciplinas Teorias da Comunicação e Estética e Cultura Contemporâneas. Investiga dinâmicas culturais das populações amazônicas, com especial interesse pelos mecanismos de produção da subjetividade e da identidade.

Pai Roberto - Carioca, vive há 12 anos no Ceará. Graduado em letras pela UFRJ. Fez curso de turismo em Paris e foi secretario de turismo em Cayenne - Guiana Francesa por 2 anos. Atualmente é diretor de uma empresa de turismo. Iniciado no candomblé há 21 anos é a quinta geração do Asé Opo Afonja. Tem uma casa de santo entre o Eusebio e Aquiraz chamada Ilê Asé Osanyin Yansan, fundada em 2003.


16h30 – Mesa 2

Cultura, Cidade e Cidadania (Cidade como Fenômeno Cultural, Memória e Transformação Social, Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais)

Fausto Nilo – Compositor e cantor, diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Ceará, em 1970. Iniciou suas atividades de letrista ainda no ambiente universitário, em meio aos componentes pioneiros do chamado “Pessoal do Ceará”. Chegou a desempenhar atividades docentes nas Universidades de Brasília e do Ceará, no período de 1971 a 1975. Paralelamente ao trabalho de compositor, mantém sua atividade como arquiteto até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público, praças, escolas e equipamentos culturais.

Igor Moreira - advogado popular e dirigente do Movimento dos Conselhos Populares - MCP.

Humberto Cunha (UNIFOR) – Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito. Advogado da União. Professor dos programas de graduação e pós graduação em Direito do Universidade de Fortaleza (mestrado e doutorado), nos quais ministra as disciplinas Direito Constitucional e Direitos Culturais. Vice-Presidente da Comissão de Cultura da OAB-CE. Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará. Autor de trabalhos científicos sobre os Direitos Culturais, tais como “Direitos Culturais como Direitos Fundamentais”, “Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988” e "Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura" (no prelo).

Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira (av. da Universidade, 2591 – Benfica)


Saiba mais:

III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza:
www.cmcfortaleza.wordpress.com
http://www.fortaleza.ce.gov.br/cmc
http://twitter.com/culturafortal


Um comentário:

Unknown disse...

Galera, é fundamental nossa participação nos debates, pois esta sendo construido o sistema municipal de cultura. Pense que este sistema com certeza influenciará em nossas atividades e cabe a todos nós garantirmos que esta influencia seja positiva e só fortaleza a cultura de nossa cidade. Apareçam!!!
Beijos