quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Consciência Negra 2009



Fortaleza também é uma cidade negra. E para mostrar que a cultura africana é parte da nossa realidade, lembrando a luta de mulheres e homens pela igualdade racial, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) realiza a Semana da Consciência Negra 2009. O tema é “314 anos de Zumbi – Caminhos para a Igualdade Racial”. Nesse ano, uma novidade: o palco central das atividades será o Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, que abriga a sede da Coordenadoria da Igualdade Racial (Coppir), órgão da SDH responsável pela política racial e étnica na cidade. As atividades vão de 16 a 20 de novembro.


A Semana da Consciência Negra faz parte das ações da Prefeitura de combate ao racismo e de valorização da cultura e da identidade negra, através de políticas de caráter afirmativo. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Em Fortaleza, a celebração da SDH abrange um seminário sobre a economia do negro no Brasil, exposição de personagens históricos, mostra multicultural, mostra de vídeos e apresentações musicais de artistas locais e africanos. Toda a programação (exceto o seminário) acontece no Parque da Liberdade.

Entre as ações da Semana, será lançada a Campanha “Você é racista?”. Com essa pergunta, a campanha de combate ao racismo provoca uma reflexão sobre o preconceito racial em Fortaleza.

Mais informações e programação: Site da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário: